sábado, 4 de maio de 2013

"Não posso, estou de plantão"

Abrindo o “face” hoje, entre um paciente e outro no plantão, visualizo a seguinte frase: “não posso, estou de plantão”. Diversas profissões trabalham em esquema de plantão e as escalas são as mais variadas, dependendo da carga horária exigida. Eu trabalho com a escala 12x36 (12h de plantão e 36h de descanso) e 24x72 (24h de plantão e 72h de descanso). Então, independente se é natal ou ano novo tenho que comparecer.




Quem trabalha por plantão é um ser diferenciado. Em alguns momentos não pode ser considerado normal, por não poder ir à praia num sábado ensolarado, na festa de um amigo, numa balada na sexta porque sábado estará de plantão, dá uma passada na quinta ou no parque dos patins a tardinha no domingo com a família. Porém, em outros momentos tem vida de patrão indo a praia na segunda, poder levar o filho na escola, participar de reuniões (apesar de não ser um atrativo, rs).  Tem a vantagem de poder trocar plantão (faz o do colega e ele faz pra você depois), pois dá pra viajar fora das férias.

Plantão me traz a visão de continuidade. O ciclo começa ao receber e termina na passagem, onde geralmente tudo acontece.  Após descobrir como foi o plantão anterior, se organizar e partir para o desjejum...  agora sim começou o plantão!!!  Hora de resolver as pendências passadas e as que vão surgindo e traçar condutas. Quando olhamos o relógio pela primeira vez, “meio-dia, como passou rápido”, “ tô com fome”,  “ vou lá almoçar”. Voltar do almoço, escovar o dente ( quando dá) e seguir resolvendo as pendências, até estabilizar o plantão por volta da hora do lanche.  Voltando do lanche tudo resolvido, só fechar o plantão e ir para casa. Agora começam as intercorrências (uma palavra que aprendi bem o conceito dela no hospital) as sondas, os acessos venosos que estavam ótimos se perdem. Os enjoos e as dores começam. Os familiares querem entender isso ou aquilo, e quando você menos espera acontece a melhor coisa no plantão ...  a  rendição chega.

No universo do plantão cada dia é único, apesar das parcerias e os problemas  quase sempre serem os mesmos. Por exemplo: “Quem nunca reclamou do colega que passou plantão cheio de pendências”, “ou do bendito povo da ambulância que trouxe o paciente sem acesso”? Em muitos momentos nascem amizades sinceras ou desafetos dentro do plantão, por ser um ambiente intenso como qualquer ambiente de trabalho.

Plantão noturno... Onde você envelhece 10 anos em um mês, onde qualquer metro quadrado vira um local de descanso, é quando a rádio JB virá um companhia indispensável, sempre é a noite que seu filho passa mal em casa, quando você descobre quem ronca... . Você começa a ampliar o limite fisiológico do seu corpo. O dia seguinte é literalmente um dia pós-plantão, você só pensa em dormir.

Se você trabalha de plantão, você presta um serviço indispensável para o bom andamento da sociedade, no qual não pode parar, portanto, PARABÉNS...

 e um bom plantão!!!

5 comentários:

  1. Parabéns Saulo, excelente texto!
    Os plantonistas realmente fazem parte de um mundo a parte!
    Merecem toda a consideração e compreensão, seja qual for a profissão!
    Muitas áreas além da saúde também trabalham sob regime de plantão.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Alex,
    Obrigado pelas palavras e um bom plantão rsrs
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, adorei seu blog. Belíssimo trabalho, vou virar seguidora rsrsrsrs
    To fazendomumas mascaras para dormir e gostaria de frases curtas e engracadas sobre esse tao sonhado momento do descanso. Tipo "faltam 5 minutinhos, se chamar morre"...
    Vc podetia me ajudar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andréa, Claro que posso... me passa o seu contato... Boa Semana!!

      Excluir
  4. Nossa verdadeira realidade de plantonista.
    Parabéns Saulo!
    Seguindooo

    ResponderExcluir